Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE
latest

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Reduto - 4 de novembro de 2025

A Câmara Municipal de Reduto realizou, em 4 de novembro de 2025, mais uma reunião ordinária, marcada pela leitura de proposições apresentadas à Mesa, apresentação de portarias, uso da tribuna popular e manifestações dos vereadores durante a Palavra Franca.

📌 Leitura das Proposições Apresentadas à Mesa
📑 Projeto de Lei nº 019/2025 – De autoria da Prefeita Municipal.
➡️ Autoriza a instituição de servidão administrativa de passagem para instalação de rede elétrica em favor de ente particular e contém outras providências.
✅ Aprovado.

📑 Portaria nº 339/2025 – De autoria do Executivo.
➡️ Designa os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada a partir do Requerimento Qualificado nº 001/2025, destinada a investigar possíveis irregularidades na contratação e utilização de serviços para aquisição de uniformes escolares no município de Reduto/MG no ano de 2025, suposto prejuízo aos cofres públicos e o descumprimento de requerimentos de informação enviados pela Câmara.

📄 Pedido de Providências – Vereador José Maurício da Silva.
➡️ Solicitou a reforma geral do cemitério do distrito de Jaguaraí.

💬 Palavra Popular
👤 O Sr. Lindolfo Diniz utilizou a tribuna para buscar informações sobre o funcionamento do aluguel social no município e sobre o processo de realocação das famílias que viviam em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil.

💬 Palavra Franca
👤 O vereador Fábio da Silva iniciou sua fala cobrando reparos urgentes no cemitério municipal de Reduto e reforçando o pedido de providências no cemitério de Jaguaraí, incluindo a instalação de uma caixa d’água para a capela velório.
Relatou ainda reclamações de moradores sobre a precariedade da saúde, especialmente a dificuldade em conseguir exames.
Criticou o aluguel, pela Prefeitura, de um imóvel de quase R$ 6 mil para funcionamento de uma secretaria, contrastando esse gasto com o corte de auxílios sociais à população.
Denunciou também que, enquanto moradores aguardavam exames em plena quinta-feira, a prefeita e a secretária estariam na praia em dia de trabalho.
Citou que a limpeza dos córregos, pedida diversas vezes, não foi realizada e cobrou mais empatia do Executivo com a população.
Por fim, cobrou posicionamento dos colegas vereadores e destacou a importância da CPI que investigará possíveis irregularidades na compra de uniformes escolares.

👤 A vereadora Rosângela Gonçalves Maciel abordou a situação da limpeza urbana e rural, denunciando falhas na coleta que têm gerado acúmulo de lixo nas portas dos moradores.
Pontuou a falta de água, energia e ventilação na capela velório e reforçou a falta de exames na área da saúde.
Citou também a falta de EPIs para garis e coletores e denunciou o descarte inadequado de lixo hospitalar junto ao lixo comum.
Criticou o aluguel de quase R$ 6 mil para uma secretaria enquanto faltam medicamentos na Farmácia do SUS.
Comentou ainda a situação da Escola dos Gamas, cobrou soluções quanto à carga horária das monitoras escolares e pediu mais empatia da gestão com a população.

👤 O vereador José Fernandes Baía comentou sobre a baixa participação da população nas reuniões, justificando que isso pode ocorrer pela falta de retorno do Executivo aos pedidos dos vereadores.
Criticou a falta de comprometimento da gestão, relatando que a prefeitura prometeu pagar os agentes de endemias dispensados, mas até o presente momento não cumpriu com sua palavra.
Apontou a demora nos exames, mencionando que ele próprio está na fila de espera, e destacou que nem gestantes têm recebido prioridade.
Denunciou a falta de medicamentos e a escassez de carros para atender a população.

👤 O vereador João Paulo Louback Salazar relatou não ter recebido a pauta correta da reunião e pediu ao presidente da Casa que verifique o problema.

👤 O vereador Alvaro Ribeiro Lima destacou as condições de trabalho dos servidores da saúde, enfatizando que eles não têm culpa pela situação enfrentada, pois trabalham com estrutura insuficiente.
Citou o risco de desabamento do muro do cemitério, pedindo respeito aos entes queridos sepultados.
Reforçou o pedido de limpeza dos córregos, cobrou solução para a carga horária das monitoras escolares e fez alerta sobre a prevenção ao mosquito da dengue.

👤 O vereador Admardo Antônio Schuaba cobrou a iluminação e reparos no muro do cemitério e reforçou o pedido pela instalação de uma caixa d’água na capela velório.
Relatou cobranças sobre a saúde e afirmou que, segundo o Executivo, há dinheiro, mas não há orçamento, o que impediria o uso dos recursos.
Falou da falta de medicamentos, dizendo haver dívidas com fornecedores que não podem ser quitadas por falta de documentação, e declarou esperar melhorias com o orçamento de 2026.
Reforçou o pedido sobre a carga horária das monitoras escolares.

👤 O vereador Francisco Mendes Teixeira cobrou solução urgente para a Escola dos Gamas, onde a fossa estaria transbordando e alunos estariam sem assistência do Executivo.
Solicitou bancos e ventiladores para a capela velório, onde famílias têm permanecido em pé e sofrido com calor intenso durante velórios, pedindo respeito e empatia da gestão.
Encerrando, pediu ao CRAS assistência urgente a uma senhora acamada, necessitada de fraldas geriátricas, alimentação especial e materiais para sonda, destacando a vulnerabilidade da família.

Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto