Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE
latest

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Reduto - 18 de novembro de 2025

A Câmara Municipal de Reduto realizou, em 18 de novembro de 2025, mais uma reunião ordinária, marcada pela leitura de proposições apresentadas à Mesa, leitura de veto e portaria, justificativas de ausência, uso da tribuna popular e intensas manifestações dos vereadores durante a Palavra Franca.

📌Leitura das Proposições Apresentadas à Mesa
📑Projeto de Lei nº 020/2025 – De autoria da Prefeita Municipal.
➡️Dispõe sobre as viagens oficiais e a concessão de diárias aos servidores públicos e agentes políticos municipais do Poder Executivo de Reduto-MG e dá outras providências.
📤Encaminhado às comissões.

📑Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2025 – ➡️Dispõe sobre o julgamento das contas do exercício de 2023, aprovadas com recomendações conforme parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e contém outras providências.
📤Encaminhado às comissões.

📋 Portaria nº 340/2025 – ➡️ Designa comissão especial para análise e parecer sobre o veto parcial à Proposição de Lei nº 666/2025.

📄 Justificativas de ausência dos vereadores José Maurício da Silva e Álvaro Ribeiro Lima, por motivos de saúde.

📢 Tribuna Popular
👤 O Sr. Willian, enfermeiro da Unidade Básica de Saúde José Pereira Zito, utilizou a tribuna para defender a implementação efetiva do piso salarial nacional da enfermagem.

💬 Palavra Franca
👤 Vereador Admardo Antônio Schuaba iniciou sua fala esclarecendo o recolhimento de impressoras alugadas pela Prefeitura, atribuído à ausência de relatórios por parte da empresa prestadora de serviços. Expressou preocupação com a proximidade do período chuvoso e com a morosidade do processo licitatório para contratação de máquinas destinadas a serviços essenciais de manutenção. Elogiou a realização do Ministério Público Itinerante, que trouxe serviços à população, e informou o início das obras de reforma da Escola do Gamas, afirmando que vem realizando as devidas cobranças ao Executivo, defendeu que as cobranças devem ser feitas, no particular, e que os elogios em público, dizendo ser a forma de ajudar as pessoas a melhorarem.

👤Vereador João Paulo Louback Salazar cobrou manutenção das estradas rurais, planejamento mais eficiente da coleta de lixo diante do aumento do volume de resíduos e reforço na sinalização de faixas de pedestres próximas às escolas. Solicitou ainda a limpeza do bueiro localizado próximo à Travessa do Banheiro Público, visando evitar alagamentos e transtornos.

👤Vereador José Fernandes Baía destacou a importância da enfermagem como linha de frente da saúde pública e defendeu a valorização desses profissionais. Cobrou a contratação de um fonoaudiólogo para atendimento no município, manutenção da estrada rural do Córrego do Funil, alocação de profissionais de limpeza fixos nas ESFs e UBS, instalação e reparo de ventiladores nas unidades de saúde devido ao calor e maior agilidade na marcação de exames. Agradeceu pelo pagamento realizado aos agentes de endemias.

👤Vereadora Rosângela Gonçalves Maciel relatou visita à ESF Canário da Terra, onde constatou condições precárias: retirada de servidora da limpeza para trabalhar na Prefeitura, agentes de saúde desempenhando função de recepcionista, bebedouro quebrado, banheiro interditado e problemas de iluminação. Denunciou acúmulo de lixo nas ruas, falta de medicamentos básicos na Farmácia Popular, ausência de transporte escolar para alunos do Córrego do Funil e falta de respostas do Executivo aos ofícios encaminhados pela Câmara. Cobrou a limpeza do Córrego de Nossa Senhora de Fátima.

👤Vereador Fábio da Silva criticou o deslocamento de funcionários da limpeza das ESFs para a Prefeitura, cobrou ações efetivas na área do esporte municipal e lembrou a aprovação, pela Câmara, de crédito suplementar de R$ 76.600,00 para a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Relatou ter sido tratado com rispidez pela Prefeita ao buscar informações sobre a retirada de impressoras alugadas, constatando que o motivo foi a inadimplência do município com a empresa proprietária das impressoras. Cobrou solução imediata para o transporte escolar dos alunos do Córrego do Funil, coleta regular de lixo para evitar acúmulos na porta dos moradores e denunciou ao apadrinhamento na saúde, onde alguns pacientes recebem preferência em consultas e exames enquanto outros aguardam por meses.

👤Vereador Francisco Mendes Teixeira Defendeu que as demandas da população devem ser apresentadas publicamente, para que todos possam acompanhar o trabalho legislativo e ter garantias de que seus pedidos de providências serão encaminhados ao Executivo, demonstrando que os vereadores têm cobrado, mas que o Executivo tem ignorado esses pedidos. Citou como exemplo a proposta feita ao Executivo para a instalação de um posto de identificação, utilizando a estrutura e os equipamentos cedidos pela Câmara Municipal, onde a população poderia emitir suas identidades em Reduto. Destacou que caberia à Prefeitura disponibilizar apenas um servidor, mas que infelizmente não houve interesse por parte da administração municipal. Cobrou a manutenção das estradas rurais e um posicionamento da Casa Legislativa, a fim de garantir o atendimento das demandas da população e o pleno exercício de seus direitos.

Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto