A Câmara Municipal de Reduto realizou, em 16 de setembro de 2025, mais uma reunião ordinária, marcada pela apresentação de ofícios, projetos de lei, pareceres, denúncias e pelo uso da palavra franca pelos vereadores e pela comunidade.
📌 Proposições Apresentadas
📃 Ofício nº 013/2025 – De autoria dos vereadores Fábio da Silva e Rosângela Gonçalves Maciel.
➡️ Solicitou informações sobre o Projeto Sentinela, que recebeu recursos destinados pela Câmara Municipal ao Executivo, mas ainda não foi implementado.
📃 Ofício nº 014/2025 – De autoria dos vereadores Fábio da Silva e Rosângela Gonçalves Maciel.
➡️ Requereu a instauração de processo de investigação por omissão do Poder Executivo Municipal, em razão das reiteradas ausências de respostas da Prefeitura de Reduto aos ofícios encaminhados.
📑 Parecer da Comissão Especial – Sobre o veto do Executivo às Emendas Aditivas nº 01/2025, 02/2025 e 03/2025 do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026).
✅ Parecer aprovado.
📃 Projeto de Lei nº 014/2025 – De autoria do vereador Fábio da Silva.
➡️ Dispõe sobre a publicidade da lista de espera do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) no município de Reduto/MG e dá outras providências.
✅ Aprovado.
📌 Denúncias Apresentadas
⚖️ 1ª Denúncia – Apontou possíveis casos de nepotismo na Prefeitura de Reduto.
⚖️ 2ª Denúncia – Apontou possíveis irregularidades na aquisição de uniformes escolares.
💬 Palavra Popular
👥 Sr. Ulisses Hanani – Abordou o caso de servidores municipais (agentes de endemias) que teriam sido exonerados de forma irregular pela atual gestão.
💬 Palavra Franca
👤 Vereador Admardo Antônio Schuaba – Abordou demandas de limpeza das caixas de contenção das estradas rurais, bocas de lobo e galerias. Citou suas cobranças sobre a regularização da carga horária das monitoras escolares. Relatou encontro com deputados em busca de emendas parlamentares.
👤 Vereador Álvaro Ribeiro Lima – Reforçou a necessidade de limpezas preventivas de bueiros e córregos antes do período chuvoso, citando a Rua Dom Pedro II como exemplo de pontos de alagamento. Abordou novamente a regularização do horário das monitoras escolares. Pediu solução para o caso dos agentes de endemias exonerados. Aproveitou para fazer um apelo aos pacientes agendados para exames de ultrassom, ortopedia e cardiologia realizados em cidades vizinhas, pedindo que compareçam para evitar ausências injustificadas e, assim, melhorar o atendimento da população.
👤 Vereador João Paulo Louback Salazar – Abordou a limpeza das galerias dos bairros Coqueiro e Dom Pedro II e reiteirou pedidos de providências de moradores para a estrada rural de acesso à MG-111, sentido Antônio Patroleiro.
👤 Vereador José Fernandes Baía – Abordou a limpeza dos bueiros do bairro Coqueiro, o assentamento de bloquetes na Barra do Jaguaraí, além de solicitar a limpeza dos córregos dos bairros Dom Pedro II e Heringer. Também pediu atenção ao caso dos agentes de endemias exonerados. ➡️ Propôs ainda a elaboração de um Projeto de Lei que proíbe a execução de músicas com conteúdo impróprio em trenzinhos e carretas da alegria que circulam na cidade.
👤 Vereadora Rosângela Gonçalves Maciel – Abordou a necessidade de limpeza dos córregos do município antes do período chuvoso, a fim de evitar transtornos causados por alagamentos, e questionou as dificuldades relatadas por moradores na marcação de exames médicos. Relatou que, em reunião entre vereadores e a prefeita, foi informado que as monitoras escolares retornariam à jornada de 6 horas no mês de agosto, mas, até o momento, a situação não foi solucionada, sendo solicitadas providências quanto a isso. Pediu a aplicação de solo brita nas estradas rurais para reduzir transtornos no período chuvoso, solicitou uma solução definitiva para o caso dos agentes de endemias exonerados e maior atenção aos pacientes acamados, com prioridade nos atendimentos médicos e domiciliares.
👤 Vereador Fábio da Silva – Reiterou cobranças sobre a falta de respostas do Executivo referentes ao Projeto Sentinela, que recebeu repasse da Câmara Municipal em novembro de 2024, no valor de R$ 77.670,00, destinado à compra de câmeras de monitoramento, mas que até o momento não teve início nem resposta oficial aos ofícios enviados. Destacou a aprovação do Projeto de Lei nº 014/2025, que trata da publicidade da lista de espera do TFD, ressaltando que a medida dará mais transparência à população e evitará privilégios por influência política. Solicitou a limpeza dos córregos Boa Sorte e da Rua Dom Pedro II, exemplificando casos de alagamentos que já causaram prejuízos a moradores. Cobrou providências quanto à ausência de telefones nas unidades de saúde, dificultando o contato da população em casos de emergência. Defendeu que as denúncias protocoladas na Câmara sejam verificadas com rigor e que seja instaurada uma comissão de investigação para apuração dos fatos. Pediu ainda esclarecimentos sobre o atendimento do SAMU no município.
👤 Vereador Francisco Mendes Teixeira – Ressaltou que a Câmara Municipal irá apurar as denúncias recebidas. Abordou também o pedido de providências quanto à regularização da carga horária das monitoras escolares e solução em relação aos agentes de endemias exonerados. Solicitou ainda mais transparência do Executivo diante das demandas apresentadas pelo Legislativo em nome da população.
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)

