Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE
latest

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Reduto - 5 de agosto de 2025

A Câmara Municipal de Reduto realizou, em 5 de agosto de 2025, mais uma reunião ordinária, marcada pela apresentação de proposições relevantes, leitura de ofícios e pedidos de providência.

📌 Proposições Apresentadas
📃 Projeto de Lei nº 005/2025 – De autoria da Prefeitura Municipal, dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do Município de Reduto para o exercício de 2026 e dá outras providências.
Aprovado (com emendas e pareceres favoráveis).

📃 Projeto de Lei nº 011/2025 – De autoria da Prefeita Municipal, dispõe sobre a criação da Ouvidoria do Município de Reduto.
➡️ Encaminhado para as comissões.

📌 Leitura de Ofício
📄 Leitura do ofício do Tribunal de Contas, informando que ficarão à disposição dos munícipes, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, as contas referentes ao exercício de 2023, conforme determinação do §3º do artigo 31 da Constituição Federal.

📌 Pedidos de Providência
💡 Vereador Francisco Mendes Teixeira: Solicitou a instalação de bancos/assentos na Capela Velório, para maior conforto e empatia às famílias enlutadas, além da instalação de placa de sinalização no ponto de táxi e fiscalização quanto a estacionamentos irregulares.

💡 Vereador Sérgio Dias: Requereu o reparo do telhado da Biblioteca Municipal, localizada na antiga estação ferroviária – patrimônio cultural do município de Reduto.

📢 Uso da Tribuna
👩‍👦 Sra. Karina Natália Laia, mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez uso da tribuna para relatar situações enfrentadas no atendimento e no acesso a serviços públicos para crianças com TEA no município.

💬 Palavra Franca
👤 Vereador Fábio da Silva: Reforçou a necessidade de limpeza do córrego do Boa Sorte (Guarani) e a realização de limpeza preventiva dos bueiros para evitar alagamentos no período chuvoso. Criticou a ausência de uma Coordenadoria de Defesa Civil ativa no município e apontou o uso indevido de veículo da Defesa Civil. Questionou o deslocamento de enfermeira do ESF Heringer para o Guarani diante das altas demandas do ESF, falta de suprimentos de limpeza, gás e café para funcionários, e cobrou mais flexibilidade quanto aos horários para transporte de pacientes — exemplificando casos de desconforto para pessoas com consulta marcada em horário incompatível com o transporte oferecido. Cobrou também transparência sobre os gastos com exames laboratoriais e denunciou o pagamento indevido de incentivos a um servidor com função incompatível. Pediu providências.

👤 Vereadora Rosângela Gonçalves Maciel: Apontou a falta de recepcionistas nos ESFs Heringer e Canário da Terra, sendo a função exercida por agentes de saúde, o que prejudica o trabalho de visitas domiciliares e do atendimento a população. Citou a falta de suprimentos de limpeza, gás e café. Solicitou reparos na iluminação do ESF Canário da Terra e fornecimento de materiais e EPIs ao SAAE e aos servidores da limpeza pública e criticou o corte no adicional de insalubridade dos garis. Cobrou melhorias no patrolamento das estradas rurais, medidas preventivas antes do período chuvoso e criticou a falta de envio dos extratos bancários à Câmara, relacionados ao estado de calamidade pública decretado pelo executivo. Solicitou mais cotas de exames laboratoriais via SUS. E cobrou maior flexibilidade nos horários de transporte dos pacientes para cidades vizinhas, a fim de garantir um atendimento mais humanizado.

👤 Vereador José Fernandes Baia: Destacou as conquistas para o atendimento de pessoas com autismo e fibromialgia e anunciou a aquisição, por meio de emenda parlamentar intermediada por ele, de dois veículos, sendo um para a saúde pública e outro para agentes de endemias. Pediu ampliação dos horários de coleta de lixo no município.

👤 Vereador João Paulo Louback Salazar: Relatou a conclusão do calçamento em dois pontos no Guarani, realizado com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar na gestão passada com seu intermédio. Parabenizou ações voltadas ao atendimento de autistas e solicitou sinalização de faixa de pedestres próximo à entrada da cidade e o trevo de Reduto. Pediu reparos na iluminação no bairro Heringer e próximo à Chácara Breder. Cobrou agilidade na tramitação do projeto de suplementação orçamentária.

👤 Vereador José Maurício da Silva: Solicitou melhorias na iluminação do posto de saúde de Jaguaraí e cobrou solução para o reparo do caminhão-pipa, equipamento essencial para amenizar a situação enfrentada por moradores próximos às estradas rurais que ainda aguardam pelo patrolamento. Reforçou a necessidade de patrolamento em trechos ainda não atendidos, como no Córrego do Funil, e cobrou ações preventivas nas estradas rurais antes do período chuvoso, visando minimizar os transtornos à população.

👤 Vereador Álvaro Ribeiro Lima: Citou a necessidade de melhorias no atendimento da saúde pública e cobrou mais respeito com os pacientes. Lamentou a demora na manutenção e limpeza da rede de esgoto da Rua Nossa Senhora de Fátima, cuja realização havia sido previamente anunciada pelo Executivo através do Vice-Prefeito. Parabenizou os servidores do SAAE pelo trabalho realizado na desobstrução da rede de esgoto. Citou que está em busca da regularização do horário das monitoras e solicitou a limpeza das galerias e bueiros antes do período chuvoso, a fim de evitar transtornos à população.

👤  Vereador Admardo Antônio Schuaba: Relatou obras de infraestrutura, como a operação tapa-buracos e reparos no asfalto e rede pluvial na Av. Fernando Maurílio Lopes, próximo à faculdade. Citou que o executivo tem em planejamento futuras reformas em escolas e ampliação da creche municipal. Destacou as melhorias na iluminação da MG-111. Informou que o vazamento de esgoto na Barra do Jaguaraí foi solucionado.  Quanto à denúncia de pagamento indevido de incentivos a um servidor, informou que buscará esclarecimentos junto ao Executivo.

👤 Vereador Francisco Mendes Teixeira: Destacou a obra de calçamento na Barra do Jaguaraí, obra realizada com recursos de emenda parlamentar obtidos na gestão passada com seu intermédio. E o atendimento à solicitação de instalação de mata-burro na localidade da Saibreira. Solicitou envio de caminhão-pipa para o Córrego dos Fagundes, onde moradores vêm enfrentando problemas com poeira excessiva por falta de manutenção da estrada.

Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto
Portal Reduto